Notebooks ou Netbooks?

Postado por | Categoria(s) | Postado em domingo, maio 03, 2009

De uns tempos para cá, a vida dos notebooks vem sendo ameaçada por conta de pequenos gigantes que estão tomando conta do mercado. Sim, estes pequenos gigantes de que falo são os netbooks.


Novos, mas com um sucesso fatal aos seus antecessores

Você com certeza já deve ter visto um desses por aí. Pequenos, extremamente portáteis e até “bonitinhos”. Mas já se perguntou se vale à pena trocar seu lindo notebook por uma versão miniaturizada dele? Não? Então vamos dar uma olhada nos prós e contras das duas máquinas.

Tela

Em minha opinião, a tela de um notebook, ou netbook, é o que muitas vezes resulta na compra ou não do aparelho. Notebooks convencionais têm, normalmente, telas que variam de 14 a 16 polegadas. Tudo bem que não é nada comparado às telas de 21 polegadas para desktops que estão cada vez mais comuns hoje, mas são de um tamanho básico que serve muito bem a maioria das pessoas.

Agora, a tela de um netbook vária de 7 a 10 polegadas. Sem dúvida, esse é o principal fato de eu não querer passar perto de um netbook. Imagine uma pessoa que utilizará a máquina o dia todo. Com certeza ela terá que forçar cada vez mais a visão por conta do tempo que ficará na frente da tela.

Tamanho e peso

Estes, acredito, são os fatores que levaram os netbooks ao sucesso que têm hoje. Enquanto um notebook tem por volta de 40 cm de largura por 35 cm de comprimento e pesa por volta de 3 Kg, um netbook tem 22 cm de largura por 15 cm de comprimento e pesa por volta de 1 Kg, ou seja, cabe em praticamente qualquer lugar, até no bolso interno de uma jaqueta, por exemplo.

Bateria

Outra coisa que também ajudou muito na popularização dos netbooks foi a duração da bateria. A bateria de um notebook normal, dura por volta de 01h30min, enquanto a de um netbook varia de 3 a 5 horas ininterruptas.

Configuração

A configuração dos netbooks varia muito, mas nada que chegue perto de satisfazer um usuário mais hardcore que jogue alguns jogos da atualidade e/ou mexa com edições de vídeo e afins.

Um grande contra dos netbooks é não ter leitor/gravador de CD/DVD. Muitas pessoas que cogitam comprar um netbook, viajam bastante. Portanto, se uma pessoa viaja muito e não tem o que fazer no trajeto, bem que ela poderia assistir a um filme, não é? Bom, se ela comprar um netbook, o filme terá que rodar de um pendrive...

Uma característica dos netbooks que eu acho bastante útil é a utilização de cartões SSD para armazenamento ao invés de HDs (justamente pelo espaço). Eles são bem pequenos e podem ser trocados com facilidade, além de serem muito resistentes a quedas e ter a vida útil bem maior que um HD normal. Mas até aí existem problemas: o preço e a capacidade de armazenamento.

Um netbook, normalmente, vem com um SSD de pequena capacidade de armazenamento: geralmente 16GB. Se quiser um de maior capacidade, como 80 ou 160GB, terá que desembolsar uma boa grana...

Preço

Para os preços, usarei exemplos:

Netbook Asus EEE-PC 900 - Configurações: Intel Celeron M 353; 1GB de RAM DDR2; SSD de 20GB; LCD de 9’’; Câmera de 1.3MP embutida. Preço: R$ 1.190,00.

Notebook HP Compaq C730 – Configurações: Intel Pentium Dual Core T2310; 2GB de RAM DDR2; HD de 120GB; LCD de 15.4’’. Preço: R$ 1.400,00.

Eu não entraria em termos muito técnicos, mas não teve jeito. Desculpem-me os mais leigos...

Mas resumindo, comparei dois equipamentos básicos e “baratos” e, mesmo o notebook custando 210 reais a mais, percebe-se claramente (pelo menos para quem entende) que ele compensa muito mais.

Enfim, mostrei alguns prós e contras de cada equipamento a vocês. Mas claro que tudo vai do que cada pessoa precisa. Por isso, antes de comprar seu note ou netbook, pergunte-se primeiramente: Para que utilizarei minha máquina?

***

Gostaria de me desculpar para com os leitores por duas coisas.

Primeiro: O excesso de conteúdo fútil no blog. Semana passada (ou retrasada, sei lá) escrevi um post sobre um canal que só passavam episódios do Mr. Bean no Justin.tv, então mandei o link do post para o Ocioso e acabei entrando na página principal, alcançando mais ou menos 950 visitas.

Depois disso, empolguei-me e acabei colocando mais dois posts inúteis (aqui e aqui) que também entraram para o Ocioso. Ou seja, fiquei instigado com os números alcançados e quis mais. Mas percebi que esse não é o objetivo do Miztureba. percebi que o que eu queria não eram números, mas sim visitantes que participem de um blog com textos interessantes e/ou engraçados. Independente que sejam 10 ou 1.000 leitores, o importante é participar e mostrar interesse pelo blog.

Se para um blog fazer sucesso ele tenha que ter um conteúdo fútil com imagens e vídeos engraçadinhos, prefiro continuar com os meus 50 visitantes diários.

Não serei hipócrita de dizer que vocês, leitores, não verão mais posts fúteis por aqui. Sim, verão, mas com menos frequência. A partir de hoje, farei maior força para postar textos interessantes e que exercitem o pensamento.

Segundo: Gostaria também de me desculpar pela falta de atualização do Miztureba. O Michel está atolado de coisas para fazer no trabalho e faculdade, e não vou mentir que estou um pouco desanimado. Mas tentaremos reverter isso o mais rápido possível.

Enfim, muito obrigado aos leitores fiéis (se é que temos algum) e a todos que apreciam o Miztureba.

Comentários (3)

Postar um comentário