Mendigos da Internet

Postado por | Categoria(s) | Postado em domingo, abril 05, 2009


Imagem furtada daqui.

Lendo o texto do Cris Dias da obra‭ “‬Para entender a Internet‭”‬,‭ ‬me deparei com uma frase que me deixou bem pensativo sobre o assunto que estou prestes a escrever:

‭“‬Você é o que você compartilha‭”‬.

Hoje,‭ ‬na informática e,‭ ‬especialmente,‭ ‬na internet,‭ ‬a maioria das coisas depende do compartilhamento,‭ ‬da ajuda ao próximo.

Digamos que uma pessoa não consegue encontrar certo software de que precisa,‭ ‬depois de muita procura,‭ ‬qual a primeira reação dela‭? ‬Sem dúvida,‭ ‬ela procuraria algum amigo que tem mais familiaridade com a internet para encontrar o tal programa.‭ ‬Se esse amigo também não consegue,‭ ‬sem dúvida a pessoa postaria o que precisa num fórum ou em qualquer outro lugar semelhante em que os usuários se ajudam.

O mesmo serve para quando essa pessoa tiver dúvidas sobre qualquer assunto,‭ ‬relacionado ou não à internet.

Agora você deve estar pensando que isso é uma maravilha.‭ “‬Que beleza‭! ‬Na internet todos se ajudam e não preciso gastar nem um centavo com qualquer informação que precisar‭! ‬Isso é o paraíso.‭”

Béééé.‭ ‬Errado‭! ‬Isso não é o paraíso,‭ ‬pelo menos nem sempre.

Para muitos que precisam de ajuda‭ (‬vamos chamá-los de mendigos,‭ ‬os que só sabem pedir‭)‬,‭ ‬esse compartilhamento de informações e conhecimento está se tornando totalmente o inverso do que deveria ser,‭ ‬está se tornando uma obrigação,‭ ‬ou seja,‭ ‬para os mendigos,‭ ‬quem ajuda,‭ ‬tem de estar‭ ‬100%‭ ‬do tempo disponível para compartilhar suas informações e continuar fazendo‭ “‬caridade‭”‬,‭ ‬sem se preocupar com nem um‭ “‬muito obrigado‭”‬,‭ ‬pois o dever dos que ajudam é ensinar e ponto final.

Claro que nem todos são assim.‭ ‬Na verdade,‭ ‬a massa que só sabe pedir e não sabe a palavrinha mágica‭ “‬obrigado‭”‬,‭ ‬é muito pequena.‭ ‬A maioria agradece,‭ ‬mas dessa maioria,‭ ‬podemos também tirar alguns muitos mendigos que apesar de agradecerem,‭ ‬querem sugar informações que,‭ ‬quem está ajudando,‭ ‬não tem.‭ ‬Resumindo:‭ ‬Perguntam,‭ ‬perguntam e perguntam,‭ ‬depois disso tudo,‭ ‬perguntam mais ainda.‭ ‬O pior é que sempre antes de uma dúvida,‭ ‬vem aquele famoso‭ “‬sem querer incomodar...‭”‬.‭ ‬Cara,‭ ‬na boa,‭ ‬você já está incomodando‭!

Logo depois que inauguramos o Miztureba,‭ ‬uma pessoa me adicionou no MSN através do diHITT.‭ ‬Até ai tudo bem,‭ ‬conheci e sempre conheço pessoas muito interessantes por lá que,‭ ‬diga-se de passagem,‭ ‬é a melhor rede social brasileira.‭ ‬Bem,‭ ‬sem mais jabá,‭ ‬voltando...‭ ‬Essa criaturinha de Deus me adicionou no MSN e começou a me pedir ajuda,‭ ‬pois queria começar um blog e não sabia por onde.‭ ‬Queria ajuda com o template,‭ ‬com o que colocar nas barras laterais,‭ ‬com o header do blog‭ (‬imagem do cabeçalho‭) ‬e mais uma porrada de coisas.

Fui levando numa boa e dizendo o que eu sabia,‭ ‬pois como podem perceber,‭ ‬não sou nenhum expert em blogs,‭ ‬o Miztureba é simples se tratando de ferramentas disponíveis e template,‭ ‬mas os textos escritos são feitos com muita vontade e decência‭ (‬tudo bem que nem sempre,‭ ‬mas na maioria das vezes,‭ ‬sim xP‭)‬.‭ ‬Bem,‭ ‬voltando novamente...‭ ‬Fui dizendo a ela o que sabia durante mais ou menos uma semana,‭ ‬até que chegou um momento em que essa bela pessoa me disse:‭ “‬Danilo,‭ ‬você não quer fazer o blog pra mim‭?”

Sem brincadeira,‭ ‬neste momento,‭ ‬minha vontade era de descobrir onde esse ser mora e ir até lá explodir o computador dele e de toda a vizinhança,‭ ‬depois acabar com o carro,‭ ‬bicicleta e qualquer outro meio de transporte,‭ ‬assim essa pessoa ficaria um bom tempo sem contato com o mundo virtual,‭ ‬não fodendo com a boa vontade de muitos que ajudam internet afora.

Bem,‭ ‬depois de ler aquela frase,‭ ‬me calei,‭ ‬não respondi mais e deixei a criatura falando sozinha.‭ ‬Ficou assim por alguns dias,‭ ‬até o momento em que não falou mais comigo e,‭ ‬acredito eu,‭ ‬uma luz tomou conta dessa pessoa fazendo ela pesquisar mais e abusar menos dos outros.‭ ‬Ou,‭ ‬infelizmente,‭ ‬ela continua atazanando alguém por aí...

Mas essa criatura,‭ ‬pelo menos,‭ ‬agradecia depois de eu ter ajudado-a,‭ ‬porém,‭ ‬o ponto ao qual quero chegar é que você,‭ ‬mendigo,‭ ‬não precisa secar a mente do cara e pegar toda a informação.‭ ‬Pergunte o básico e,‭ ‬se ainda lhe parecer um pouco complexo,‭ ‬tente extrair APENAS MAIS UM POUCO de conhecimento da pessoa.‭

Você conhece o Google‭? ‬A Wikipédia‭? ‬O Yahoo Respostas‭? ‬Fóruns‭?

Não‭?! ‬São ótimos sites para pesquisas que podem tirar muitas de suas dúvidas e,‭ ‬consequentemente‭ (‬ou conseqüentemente‭?)‬,‭ ‬você pode aprender além do que necessitava,‭ ‬podendo ajudar outras pessoas,‭ ‬continuando assim essa cadeia que é o compartilhamento de informação e conhecimento.

Pesquise‭!

Comentários (3)

Postar um comentário