Crepúsculo é tudo isso mesmo?

Postado por | Categoria(s) | Postado em quinta-feira, maio 07, 2009



Bem, depois de ser desintoxicado pela epidemia que Crepúsculo causou, e está causando, venho aqui lhes dar minha opinião sobre este livro que, apesar de não ser tudo o que dizem - na verdade não é quase nada do que dizem - está vendendo que é uma beleza...

Para os mais alienados, vou fazer um resumo rápido da obra. Lembrando que estou comentando apenas do primeiro livro, que foi o que li (comecei a ler o segundo, mas é tão monótono que parei na metade e não penso em voltar):

Isabella Swan é uma songa monga que mora numa cidade grande com sua mãe, então por algum motivo, ela muda-se para a casa do pai numa cidade pequena aonde só chove e que raramente se consegue ver o sol (o fato de não se ver o sol, aliás, é citado insistentemente durante todo o livro).

Então ela começa a estudar na escola da cidade, conhece alguns adolescentes malas, mas ninguém chama a atenção dela. A não ser por Edward Cullen. O vampiro bonitão, gostosão e foda da parada. Claro que ninguém sabe que ele é um vampiro...

Mas enfim, aí a história começa a se desenrolar num clima apaixonado e... bem, só apaixonado, ação que é bom, só no final.


Acho que o resumo já está bom para continuarmos com o texto, não?

Ok, continuando...

Eu não diria que o livro é ruim por completo, mas também não faz jus ao sucesso que conseguiu.

Ao começar a ler um livro, eu espero "entrar na história", espero viver os momentos que estão sendo narrados, espero que aquele livro marque minha vida de uma forma ou de outra. E com Crepúsculo isso não foi possível. Eu não consegui me concentrar na leitura, não consegui dar vida aos personagens em minha cabeça. Enfim, o livro não me marcou.

Outros dois fatores também fizeram meu desprezo pelo livro crescer:

Primeiro: Os vampiros do "romance" não dormem. Uót? Desde quando vampiros não dormem? Eu sei que ela quis dar uma identidade à história, mostrar algo que fosse exclusivo ao livro, mas para quem aprecia e conhece pelo menos o mínimo destes seres, sabe que isso não existe e é uma bobeira gigantesca.

Segundo: Os vampiros não queimam ao sair no sol. Ok, a questão dos vampiros não dormirem é, digamos, aceitável. Mas eles não se queimarem ao sair no sol? Essa é uma das coisas que tornam estes seres não-perfeitos, uma das coisas que mostra que até o mais forte tem seu ponto fraco. Além de ser a marca registrada deles, o que os torna tão "sombrios".

Dizer que vampiros podem sair ao sol chega a ser um insulto a jogadores de RPG e conhecedores destas criaturas.

Enfim, tirando tudo de ruim que eu disse acima, o livro é até "legível". Na falta de nada melhor para ler, vai ele mesmo...

Agora, se quiser ler uma boa história de vampiros, lobisomens, demônios e tudo o que se tem direito, leia "Crianças da Noite" do Juliano Sasseron. Um excelente livro com claras evidências de RPG e muita, mas muita ação. Estou até preparando um "review" para este livro, logo logo colocarei aqui no blog.

Ah, e sobre o filme do Crepúsculo, mais pra frente escreverei sobre ele, não tão mal quanto falei do livro, mas escreverei.

Comentários (9)

Postar um comentário