Meninos eu vi - X-Men First Class

Postado por | Categoria(s) , , | Postado em sábado, junho 11, 2011



Magneto, Moira, Rainha Branca, Azazel, Fera, Destrutor, Angel, Mística e Professor X


Pois bem amigos.

Estive no final de semana passado no cinema para ver o filme recém estreado de X-Men, e devido à falta de tempo não consegui escrever para vocês está semana. Contudo, antes tarde do que nunca, digo a vocês aquilo sim foi X-Men e digo ainda mais, em minha opinião foi melhor do que todos os quatro outros filmes que utilizaram o nome do grupo de mutantes do professor careca.

Ser melhor que aquele filmeco indigno até pra seção da tarde, mas bom talvez para o Domingo Maior que recebeu o nome de Wolverine Origens já esperava que fosse,

mas ser melhor que os dois primeiros filmes foi de fato uma surpresa muito boa.

A historia foi pela primeira vez desenvolvida mais focada em mostrar o relacionamento e motivações dos personagens e os efeitos especiais e cenas de ação foram finalmente foi colocado onde deveria estar como suporte do filme apenas. Vejam bem, isto não quer dizer que eles não foram bons, simplesmente não são o foco da história, mas as cenas de luta do Demônio Azazel, progenitor de Kurt Wagner (A.K.A Noturno) foram otimamente trabalhadas.

Tal pai, tal filho
(nota eu sei que isto é uma montagem e das mais sem vergonhas mas quis usar pra ilustrar)

A ambientação do foi muito bem tratada tanto no tempo, o filme começa na década de 40 e depois da um salto para década de 60 num pós-guerra no auge da guerra fria, quanto no espaço, contando com viagens por pelo menos seis países (usando cinco idiomas diferentes) e um trabalho de figurino e cenário extremamente coerente. Estes detalhes inclusive me lembrara

m bastante o trabalho desenvolvido pelo Tarantino no Bastardos Inglórios, guardada as devidas proporções tanto pra roteiro como principalmente para vilão. O Sebastian Shawn que é vivido por Kevin Bacon, apesar de convincente me pareceu meio que um misto de vilão Scooby Doo com Dr. Evil, e evidentemente esta léguas atrás do Hans Landa (tanto como vilão quanto como nazista).

Outro ponto que lembra bastante o Bastardos é um desapego a realidade histórica, se aproximando bastante da idéia de Pessoas com poderes interferindo no rumo da humanidade e deixando totalmente de lado o dito Manifesto Superman,

Houve alterações significativas (e algumas bastante plausíveis) na própria mitologia do universo X-men começando já pela equipe que originalmente era composta por Garota Marvel, Ciclope, Anjo, Fera e homem de gelo. Destes foi mantido apenas o fera tendo a equipe completada por Mística, Banshee, Destrutor, Magneto e Professor X. Detalhes bem bacanas foram à substituição de Scott Summers (Ciclope) por aquele que na HQ é seu irmão Alex Summers (Destrutor), que não são ligados diretamente se não pelo sobrenome no filme e a citação ao Anjo na forma da Mutante Angel.

O Ciclope provavelmente não foi usado, pois no filme de Wolverine, que se passa algumas décadas depois, ele é aparece como um adolescente, entretanto a Rainha Branca, Emma Frost, que também aparece como adolescente no supracitado filmeco aparece na história como adulta, fail amigos.

Vamos então as minhas considerações finais:

Ponto forte: História, adaptação livre da história, desenvolvendo e deixando muito claro os objetivos e ambições de personagens como Mística, Fera, Professor X e principalmente o Magneto a história do garoto Eric dos campos de concentração em sofrimento, até se tornar maior vilão do universo X-men é extremamente coerente e compreensível, as motivações e traumas do personagem, o que por si só acaba por ser outro ponto forte do filme.

Ponto Fraco: Vilões mal explorados, fora o Shawn que acabou sendo um vilão bastante fraco, os seus comparsas não são muito mais do que capangas, mesmo vilões de peso como a Emma, não tem grande força na história, poderiam ter sido explorados melhor, enquanto Azazel e maré selvagem são literalmente capangas de segunda linha, sendo que pelo que eu me lembro o segundo sequer tem falas.

Por fim meus caros, fica a recomendação, para quem não viu ainda, assistam vale muito a pena, se você for fã da série pode gostar assim como eu das adaptações (ou não) e se não conhece pode conhecer melhor os personagens importantes e fundamentais da histórias dos três primeiros filmes.Caso já tenham visto, critique você também, na só o filme como este review, deixem suas opiniões ai nos comentários.

Sem mais Amigos.

Comentários (0)

Postar um comentário