Aventure-se no mundo dos livros
Postado por Livros | Postado em domingo, dezembro 14, 2008
| Categoria(s)
Depois que criamos o Miztureba, eu estou escrevendo mais e melhor, pois falo de coisas variadas, ou seja, o que der na telha eu escrevo. No Portal Tekno, eu tinha muitas limitações, o fator principal era pelo blog ser "temático", portanto, eu não "poderia" escrever sobre o que quisesse.
Um dos fatores que me levou a escrever melhor, foi a leitura de livros. Não, não livros
Vejo muita gente por aí, principalmente professores, dizendo: "Gente, leiam revistas, sites de notícias, etc... Vocês melhorarão e muito na escrita!", mas dificilmente vejo alguém falando para lermos Harry Potter e afins.
Gostaria de saber o porquê desse, digamos, preconceito com livros bons que fazem sucesso. Porque Senhor dos Anéis nunca cai num vestibular? Ok, você pode me responder que é por causa do tamanho do livro e tudo o mais, mas digamos então, porque um Crepúsculo da vida (pra não falar Harry Potter) não cai em vestibulares?
Existe sim, e muito, esse preconceito com livros de histórias, normalmente com os de fantasia e novos, tudo bem que Senhor dos Anéis não é novo, mas entra nesse meio. Eles são tomados como "livros para adolescentes", livros que não contribuem em nada com a cultura e conhecimento.
Engano de vocês, professores e afins, que afirmam o eu que disse acima. Um exemplo perfeito é esse post que o Pedro Turambar fez. Ele mostra perfeita e claramente, como aprendeu a gostar de ler através de Harry Potter. Apenas essa definição que fiz, já é o bastante pra você conferir o post e ficar com aquela vontade de "viajar" num ótimo livro.
Saindo um pouco do assunto vestibulares, essa semana eu comprei o livro Eragon. Sim, aquele filme é baseado no livro (e eu nem sabia o.O). Comprei o livro às escuras, só tinha assistido o filme. Depois que comprei, dei uma twittada perguntando se era bom e muita gente disse que é muito melhor que o filme (como acontece na maioria das vezes). Comecei a ler hoje e estou curtindo muito. A linguagem usada não é tão complexa e é um livro gostoso de ler, aconselho à todos que queiram curtir uma ótima história.
Depois que comprei, fiquei me perguntando se muita gente faz isso, compra livros às escuras, sem indicações de ninguém e só descobre qual a história e como ele é depois que lê.
Sinceramente, eu nunca havia feito isso, sempre comprei livros quando alguém me indicava, ainda assim, antes de comprar, dava uma lida sobre ele, como era a história, a escrita e tudo mais. E não conheço ninguém que faça isso também, se bem que, a maioria das pessoas que conheço não curtem muito ler (claro, com algumas excessões).
Mas sempre é bom "diversificar" um pouco. Aconselho à você, caro leitor, à fazer algumas, digamos, loucuras assim, as vezes (isso é considerado loucura? Pra quem não tem dinheiro acho que sim...). Você pode se surpreender. E se não gostar do livro, vende ele uai! Sempre tem alguém querendo kkk.
Agora, se você não quer, não tem paciência ou não tem dinheiro pra ficar gastando com livros, uma boa opção são os Pocket Books. "Que porra é essa?". Bom, Pocket Books são livros pequenos, livros de bolso. Não digo histórias pequenas, mas o tamanho em si. Muitos contém apenas alguns contos do autor, o que é uma ótima jogada de marketing para comprar o livro original. Outros têm a história completa. As folhas dos Pocket Books normalmente têm uma qualidade inferior do que os livros normais, assim, eles contam com um custo bem menor.
Bom, o objetivo desse post, foi mostrar que, é possível sim, obter cultura e conhecimento através de livros de histórias. Então, só posso dizer uma coisa: Aventure-se no mundo dos livros! Com certeza você encontrará muitas histórias que lhe farão sair do estresse do dia-a-dia e ficar calminho, calminho... Ou não.
Danilo, Bom dia!
Eu estava esperando o seu texto. Levantei e fui ver. Li, parei, refleti, li de novo...
Bem, sou da área educacional. Hoje estou coordenadora em uma escola até o 3º ano (1ªs séries do ensino fundamental). O 3º ano corresponde o que já foi 2ªsérie, ou seja, crianças de até 9 anos.
Mas meus filhos terminaram o 8º e 1º ano. Já são adolescentes. E meu filho leu recentemente um Harry Potter. E comprou o Senhor dos Anéis. Ele vai fazer o 2º ano em 2009 e em 2011 fará seu primeiro vestibular.
E tem um colega de sala dela (são primos) que lê todos esses livros. Claro que são excessões, mas até temos uma professora de História no Colégio que eles estudam (rede Pitágoras) que indica esses livros. (Sei, rara excessão).
Mas achei interessantes vc escrever sobre esse tema. Tá, inspirado no "O Crepúsculo". Mas gostei muito e já me tornei sua leitora. (Ah, indiquei o seu texto e o de Pedro Turambar para meu filho.
E vou ver se consigo (porque tenho que fazer comprar pra uma festiva de Natal amanhã, segunda e tenho que ver umas outras "coisas"...) escrever um texto falando sobre a minha opinião "por que os professores lêem pouco".
Abraço, bom domingo (se cuide - cuidado pra não dormir com o cigarro aceso). Ah, não se esqueça de meu blog.
Lena.
Aquela cerveja toda rendeu hein rapaz. Ler é bom e faz bem, li meu primeiro Harry Potter com 8 anos e desde então leio tudo que me cai nas mãos. (:
Um livro muito bom estilo Hp, LotR, Eragon etc. é uma série chamada caverna de cristais, de uma autora brasileira. Recomendo (:
@Lena, Que bom que ainda existem professores que citam livros bons como os que você falou, sinal de que alguém ainda sabe o que é bom.
Muito legal você incentivar a leitura dos seus filhos, aqui em casa o pessoal não é muito de ler, minha mãe não gosta, meu pai lê apenas alguns livros espíritas, portanto, eu aprendi a gostar de ler, meio que, sozinho.
Ah, e pode deixar, eu lembrei de apagar o cigarro kkk.
---
@Piteco, É cara, viu só, a cerveja me deixa criativo kkkk.
Caverna de cristais eu não conheço, vou procurar sobre ele, valeu a indicação!
Ah, e antes que o pessoal pergunte, não, eu não sou alcólatra, ok? kkkk
o miztureba tá lindão ... vc tem razão. beijo.
@Rebloggando, Muito obrigado!
Sempre é muito bom ler um livro, ainda mais quando é de um assunto que a pessoa goste, eu sempre dou um jeito de ir na Biblioteca Estadual daqui da minha Cidade, quando não vou leio um livro em casa mesmo.
Abraços.
Acho essencial livros como Harry Potter, Senhor dos Anéis e tal... Parece deram um "boom" na leitura entre os jovens e por isso já merecem serem louvados.
Porém acredito que é interessante pra quem começou com esse tipo de leitura não se agarrar somente no "top 10" da Veja mas (por que não?) resgatar leituras que também tiveram seu mérito em determinada época... Até porque em épocas em que a mídia e a propaganda não eram tão presentes um livro só se sustentava como sucesso por algum "motivo a mais", que poderemos descobrir ao lê-los.