Aventure-se no mundo dos livros

Postado por | Categoria(s) | Postado em domingo, dezembro 14, 2008



Depois que criamos o Miztureba, eu estou escrevendo mais e melhor, pois falo de coisas variadas, ou seja, o que der na telha eu escrevo. No Portal Tekno, eu tinha muitas limitações, o fator principal era pelo blog ser "temático", portanto, eu não "poderia" escrever sobre o que quisesse. Se bem que o blog era meu e eu poderia fazer o que quisesse com ele, os leitores que se fodam.

Um dos fatores que me levou a escrever melhor, foi a leitura de livros. Não, não livros nerds técnicos para aprendizado, livros de histórias, na maioria fantasia, no estilo de Senhor dos Anéis e Harry Potter. Ah, e antes que perguntem, sim, eu li O Crepúsculo, e gostei, pode falar mal que eu não ligo.

Vejo muita gente por aí, principalmente professores, dizendo: "Gente, leiam revistas, sites de notícias, etc... Vocês melhorarão e muito na escrita!", mas dificilmente vejo alguém falando para lermos Harry Potter e afins.

Gostaria de saber o porquê desse, digamos, preconceito com livros bons que fazem sucesso. Porque Senhor dos Anéis nunca cai num vestibular? Ok, você pode me responder que é por causa do tamanho do livro e tudo o mais, mas digamos então, porque um Crepúsculo da vida (pra não falar Harry Potter) não cai em vestibulares?

Existe sim, e muito, esse preconceito com livros de histórias, normalmente com os de fantasia e novos, tudo bem que Senhor dos Anéis não é novo, mas entra nesse meio. Eles são tomados como "livros para adolescentes", livros que não contribuem em nada com a cultura e conhecimento.

Engano de vocês, professores e afins, que afirmam o eu que disse acima. Um exemplo perfeito é esse post que o Pedro Turambar fez. Ele mostra perfeita e claramente, como aprendeu a gostar de ler através de Harry Potter. Apenas essa definição que fiz, já é o bastante pra você conferir o post e ficar com aquela vontade de "viajar" num ótimo livro.

Saindo um pouco do assunto vestibulares, essa semana eu comprei o livro Eragon. Sim, aquele filme é baseado no livro (e eu nem sabia o.O). Comprei o livro às escuras, só tinha assistido o filme. Depois que comprei, dei uma twittada perguntando se era bom e muita gente disse que é muito melhor que o filme (como acontece na maioria das vezes). Comecei a ler hoje e estou curtindo muito. A linguagem usada não é tão complexa e é um livro gostoso de ler, aconselho à todos que queiram curtir uma ótima história.

Depois que comprei, fiquei me perguntando se muita gente faz isso, compra livros às escuras, sem indicações de ninguém e só descobre qual a história e como ele é depois que lê.

Sinceramente, eu nunca havia feito isso, sempre comprei livros quando alguém me indicava, ainda assim, antes de comprar, dava uma lida sobre ele, como era a história, a escrita e tudo mais. E não conheço ninguém que faça isso também, se bem que, a maioria das pessoas que conheço não curtem muito ler (claro, com algumas excessões).

Mas sempre é bom "diversificar" um pouco. Aconselho à você, caro leitor, à fazer algumas, digamos, loucuras assim, as vezes (isso é considerado loucura? Pra quem não tem dinheiro acho que sim...). Você pode se surpreender. E se não gostar do livro, vende ele uai! Sempre tem alguém querendo kkk.

Agora, se você não quer, não tem paciência ou não tem dinheiro pra ficar gastando com livros, uma boa opção são os Pocket Books. "Que porra é essa?". Bom, Pocket Books são livros pequenos, livros de bolso. Não digo histórias pequenas, mas o tamanho em si. Muitos contém apenas alguns contos do autor, o que é uma ótima jogada de marketing para comprar o livro original. Outros têm a história completa. As folhas dos Pocket Books normalmente têm uma qualidade inferior do que os livros normais, assim, eles contam com um custo bem menor.

Bom, o objetivo desse post, foi mostrar que, é possível sim, obter cultura e conhecimento através de livros de histórias. Então, só posso dizer uma coisa: Aventure-se no mundo dos livros! Com certeza você encontrará muitas histórias que lhe farão sair do estresse do dia-a-dia e ficar calminho, calminho... Ou não.

Comentários (7)

Postar um comentário