Lá e de volta outra vez
Postado por Delírios | Postado em sexta-feira, agosto 14, 2009
| Categoria(s)
Imagem por Tomi Tom
Desculpem-me os que viram o título deste post e pensaram que seria um texto sobre Hobbits, Senhor dos Anéis, Tolkien ou whatever. Não, este texto não abordará nenhum elemento do mundo de Tolkien, mas sim do meu mundo e das minhas experiências e lugares em que estive.
Minha vida nunca foi o que posso chamar de "estável". Nunca estive sempre no mesmo lugar e nunca convivi sempre com as mesmas pessoas. Sempre me mudei de cidade periodicamente. Acredito que o maior tempo em que morei numa única cidade foi 5 anos.
Para algumas pessoas - senão a maioria - isso pode ser um pesadelo. Muitas gostam de estar sempre no mesmo lugar, com as mesmas companhias e fazendo as mesmas coisas. Resumindo, não gostam de mudanças. Mudanças assustam certas pessoas. Da mesma corma que me assustou no início.
Eu nasci em Bauru, no estado de São Paulo, no dia 13 de Julho de 1990, e nesses 19 anos, acredito que bem vividos, estive em 5 cidades diferentes e conheci inúmeras pessoas maravilhosas e importantes, mas com elas também conheci várias que não tinham nada de maravilhoso e não eram nem um pouco importantes.
Nessas indas e vindas me apaixonei sério pelo menos umas 2 vezes e não consegui firmar em nenhuma delas. Conheci 3 pessoas que tenho certeza que não esquecerei e que farão parte da minha vida pra sempre. Perdi um amigo que se foi prematuramente, arrancando a própria vida. Aprendi a beber e passei mal tantas vezes que já perdi a conta. Aprendi a fumar e deixei de fazê-lo apenas em festas, mas no meu dia-a-dia. Aprendi que nada se esconde da família e que ela é a coisa mais importante em nossas vidas. E por fim, aprendi a acreditar e confiar em Deus.
Vocês ainda devem estar se perguntando o porquê do título desse post. Bom, como alguns sabem, passei na faculdade e voltei a morar em Bauru, depois de 14 anos fora da cidade e vendo meus parentes que moram aqui apenas algumas vezes por ano. Acho que isso já basta para o "Lá e de volta outra vez".
E é tão bom voltar às origens, rever pessoas que eu nem lembrava que existiam e conviver com a família diariamente. O que me faz lembrar do final de um filme muito interessante: "Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas", do grande Tim Bourton. No final do filme, todos os amigos que Ed Bloom - o personagem principal - fez, aparecem para o seu enterro. Não sei se só eu senti essa sensação com a cena, mas ao vê-la, toda minha vida passou como um filme em minha cabeça, relembrando amigos que se foram e coisas que fiz. Uma espécie de nostalgia.
Para falar a verdade, tenho pena de pessoas que moram na mesma cidade em que nasceram e nunca saíram de lá. Talvez essas pessoas tenham até oportunidades para conhecer novos lugares e fazer coisas novas, mas elas têm medo e não se atrevem a dar nem um passo fora da linha em que estão.
A mensagem que quero deixar aqui é para você, que tem medo de mudanças, e até medo de viver: Saia, viaje, conheça, namore, beba e curta ao máximo.
O que mais nos resta além disso tudo?
E não é que o cara escreve muito mais do que sacanagem e gracinhas?
Realmente Danilo, conhecer novos lugares e costumes é uma tividade deveras interessante e enriquecedora, de todos os pontos de vista.
Boa sorte na faculdade!
Pô, aqui também tem seriedade, pelo menos um pouco... Kkkk
Valeu velho, sorte pra mim é o que não tá faltando ultimamente =D.
Abraço.