Democracia. Isso não está funcionando.

Postado por | Categoria(s) , | Postado em quinta-feira, junho 10, 2010

fidel-(portada)-2 A única solução para a internet?

Calma, galera, esse não é um post político.

Como alguns devem ter percebido, nunca tocamos em assuntos políticos neste blog. Eu nunca escrevi nada à respeito por não me interessar por essa área, e acredito que meus companheiros que aqui escrevem compartilham da mesma opinião, pois deles também nunca vi algo relacionado à política.

Mas para escrever o que tenho em mente, dependo de uma palavra que é extremamente ligada à política (apesar de não ser aplicada apenas nela): Democracia. Para ser mais exato: Democracia na internet.

Bom, vamos organizar as ideias e começar do começo.

Há pouco mais de 2 anos entrei nessa vida ociosa dos blogs. Comecei com um blog sobre tecnologia e informática e depois de um tempo descobri o diHITT, um site de indexação de links para blogs. Muita gente deve conhecer sites assim e com certeza conhece o diHITT, pois sem dúvida é um dos melhores nessa área. Ou pelo menos costumava ser…

Para vocês entenderem melhor, o site funciona da seguinte forma: Uma pessoa manda o link de um post do seu blog para o diHITT, ela indica o post para seus amigos no site, as pessoas que receberem a indicação (na teoria) leem o post e, se gostarem dele, dão um voto no texto. Se um texto conseguir muitos votos, ele tem a chance de aparecer na página principal. Mas quem ganha com isso não é apenas o cara que tem seu texto publicado na “capa” do site, as pessoas que votaram também ganham “pontos” e, quanto mais se vota, mais chance se tem de chegar no topo do ranking (popularidade).

Tive a sorte de pegar o diHITT logo no início e acompanhar sua evolução. Era tudo lindo, vários links enviados, vários entrando para a página principal através de votos dos participantes e muitas visitas para meu blog. Isso me trazia muita motivação, não ficava um dia sem postar, sempre procurando escrever melhor e mostrar assuntos interessantes.

Até que dei um tempo da internet - mais ou menos 2 meses - e quando voltei, a coisa já estava, pelo perdão da palavra, fodida.

Me deparei com muitos (muitos mesmo) links horríveis na página principal. Textos mal escritos, blogs mal “montados” e, o pior, muita inclusão digital. Foi aí que entendi o que aconteceu: o inferno das panelinhas.

Tentei ignorar aquilo e continuar com meus textos normalmente, mas já era. Eu não tinha mais espaço no site, não tinha mais visibilidade. Ou seja, eu não tinha uma panelinha.

Então, num dia qualquer, estava eu no MSN conversando com o Pablo (criador do diHITT) e toquei nesse assunto, ele me deu a resposta que qualquer um daria, e que de forma alguma está errada: “Não posso fazer nada, isso é democracia”.

A partir dessa resposta, tirei a conclusão que coloquei no título deste post: Democracia. Isso não está funcionando.

De forma alguma estou acusando o Pablo de tornar o diHITT um site que dá maior visibilidade à textos ruins e/ou fúteis. Eu estou acusando mesmo são os usuários. Os usuários ridículos que, por popularidade e “amizade”, colocam textos horríveis como bons e acabam com a cara de um ótimo site.

Foi-se o tempo em que a real amizade prevalecia no diHITT. Hoje, a maioria dos comentários limita-se à “Muito bom” ou “Legal o seu texto”. Tudo por um pontinho a mais e uma tentativa frustrada de chegar num bom lugar do ranking.

Acompanhem minha linha de raciocínio: Uma pessoa qualquer que pensa que escreve alguma coisa entra no diHITT, manda alguns textos, vota em outros e, após um tempo, consegue uma certa popularidade no site. Tem alguns de seus posts na página principal, se anima com isso e continua a fazer a merda toda. Essa criatura, sem sombra de dúvida, pensará que escreve bem, que tem boas ideias e que é o máximo. Tudo por culpa de quem? Dos seus amiguinhos que formaram uma panelinha e votaram em seus textos sem mesmo tê-los lido.

Perceberam a porcaria?

Isso não será prejudicial apenas à quem lê os horríveis textos do sujeito, é prejudicial, principalmente, à ele mesmo, que continuará escrevendo mal e se achando o fodão, até se deparar com alguém que lhe prove que ele é um bosta e acabe com sua vida (OK, fui um pouco longe =P).

Enfim, o que quero dizer aqui, é para esses usuários que participam de panelinhas e não dão a mínima se a coisa é realmente boa, abrirem a cabeça. ALÔ, vocês estão fodendo com a qualidade da internet! Não deu pra perceber ainda?

Vamos crescer, criançada?

Comentários (3)

Postar um comentário