5 formas de cuidar bem de seus livros

Postado por | Postado em quinta-feira, março 24, 2011

Livros Imagem por Lauren Michelle Photography

Você gosta de ler? E de livros?

Não, não é a mesma coisa. Gostar de ler e gostar de livros são coisas completamente diferentes. Interligadas, sim, mas diferentes. Prestem atenção:

Uma pessoa que lê vários livros, conhece inúmeros autores e adora muitas histórias é uma pessoa que gosta de ler.

Agora, uma pessoa que lê vários livros, conhece inúmeros autores, adora muitas histórias e ainda cuida bem dos seus livros, os limpa sempre que pode, não amassa, não deixa em qualquer lugar, essa sim é uma pessoa que gosta de livros.

Entenderam a diferença? Simples assim.

Além de apenas ler o conteúdo, a pessoa que realmente gosta de livros, entende de uma forma diferente que aquele monte de folhas com várias palavras não é só um monte de folhas com várias palavras. Quem gosta de livros gosta do seu cheiro, gosta da textura da capa e das folhas, gosta de deixar os volumes organizados numa prateleira bonita e bem cuidada e se orgulha de tê-los (acho que é por isso que eu não me daria bem com um eBook, mas isso é assunto pra outro post).

E é isso que ensinarei hoje: Como cuidar bem de seus livros.

1. Arrume um cantinho para eles e organize-os

Você não precisa deixá-los no melhor cômodo da casa, nem comprar uma estante revestida à ouro para seus volumes. Mas por favor, não largue seus livros espalhados por todo lugar e de qualquer forma. Uma simples estante limpa já é o bastante. E não adianta ter onde colocá-los e deixá-los de qualquer maneira. Arrume-os de uma forma legal: ordem alfabética, por autor, por série… Fica à sua escolha.

2. Limpe seus livros periodicamente

Você tem uma estante bonitinha, tudo organizado e ajeitado, mas não dá aquela limpeza básica nos coitados?

Limpe como quiser, puder e der. O importante é não deixar aquela crosta horrível de poeira se juntar.

3. Nunca use a orelha da capa

Até hoje eu fico louco quando compro livros com aquelas orelhas atrás da capa onde normalmente estão algumas informações a mais sobre o livro e o autor. Sabe qual a utilidade daquilo? Amassar seu querido exemplar.

Se você está sem um marca-páginas no momento, rasgue um pedaço de uma folha (de um caderno, não do livro ¬¬) e marque a página em que parou. Se você não tem uma folha para rasgar e marcar, escreva na mão o número da página. Se você está num lugar deserto onde não existem pessoas, folhas e nem canetas, guarde o número da página em sua memória e seja feliz. Mas nunca, em hipótese alguma, faça uso da orelha da capa.

Ah, acho que nem preciso dizer para não fazerem orelhas nas páginas, não é?

4. Cuidado na hora de ler

Eu não sou o tipo de pessoa que senta numa mesa, apoia o livro em cima dela e lê. Eu gosto de ler na minha cama ou no sofá na sala, e isso sempre é um problema por não ter onde apoiar e correr o risco de amassar meu querido livro.

Se você está num sofá, por exemplo, tente apoia-lo numa almofada. Se não tiver uma almofada, fique com ele na mão mesmo, mas sempre atento à maneira como está segurando o exemplar. Tente sempre segurá-lo da forma que menos o amassará.

5. Não empreste seus livros

Eu sei que pode parecer rude, mas é verdade. Eu não empresto meus livros à quase ninguém (minha namorada está em minha lista de excessões pelo simples fato de eu saber que ela vai cuidar bem deles).

Se você não tem total confiança em uma pessoa que pediu seu livro emprestado, se você sentiu uma pontinha de medo e/ou insegurança de que aquela pessoa cuidará bem mesmo do seu livro, não empreste de forma alguma. Você e seu livro podem estar correndo um sério risco (que dramático).

Essas são as dicas básicas para você que gosta de seus livros e acha que eles são muito mais do que um amontoado de folhas.

Cuide bem deles que eles te ensinarão mais do que você pode imaginar!

Comentários (6)

Postar um comentário