Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios
Postado por Livros | Postado em quinta-feira, fevereiro 04, 2010
| Categoria(s)
Sim, eu criei coragem. Hoje venho para falar sobre o mais novo sucesso no mundo dos livros e - futuramente - filmes: Percy Jackson e os Olimpianos.
Percy Jackson e os Olimpianos é uma série de 5 livros escritos pelo autor Rick Riordan. Trata-se de uma saga de fantasia e aventura que trás a mitologia grega ao presente: Deuses, Semideuses, Sátiros, Centauros, Medusa e mais uma gama de seres incríveis e horripilantes rondam pelo nosso mundo atual.
Mas hoje não falarei da saga completa - mesmo porque apenas 3 dos 5 livros foram traduzidos para o português, e eu não tenho paciência para ler um livro inteiro em inglês - , hoje falarei do primeiro livro: O Ladrão de Raios.
A História
Basicamente, a história é a seguinte:
Percy Jackson é um garoto de 12 anos e já com vários problemas, dos quais se destacam sua dislexia, sua síndrome de déficit de atenção e, digamos, sua habilidade para atrair problemas (já vimos essa habilidade em alguma outra série, não?). Por conta desses problemas, Percy nunca parou mais de um ano na mesma escola, sempre sendo expulso por criar confusões.Com esse resumo que fiz, acredito que já deu para perceber que a trama é bastante interessante. Para quem gosta de fantasia, só de imaginar deuses e inúmeros seres mitológicos perambulando e atacando pessoas pelas ruas em pleno século XXI já é um prato cheio.
Em seu sexto ano ele entrou para a Academia Yancy, uma escola particular para crianças problemáticas. Foi lá que conheceu Grover, seu melhor amigo que mais tarde se revelaria um sátiro.
Depois de alguns problemas com sua professora de álgebra (que na verdade era uma fúria, ou se preferir, uma benevolente) ele chega ao Acampamento Meio-Sangue, um lugar que abriga crianças e adolescentes Semideuses (pessoas cujo pai ou a mãe são Deuses Gregos).
No Acampamento ele descobre que é filho de Poseidon, o deus do Mar, e também descobre que o Raio Mestre de Zeus foi roubado e alguns deuses apontam Percy como o culpado pelo furto.
A partir daí, Percy tem 10 dias para recuperar o Raio Mestre e devolvê-lo à Zeus. Ele sai nessa busca com seu melhor amigo - agora um sátiro - Grover, e sua mais nova amiga também Meio-Sangue Annabeth, filha da deusa Atena.
Sempre me procupo quanto à maneira de um autor escrever. Odeio pegar livros que até uma criança de 7 anos consegue ler e entender, mas também não gosto de livros que precisam vir acompanhados de um dicionário. Riordan achou o meio-termo perfeitamente: não é tão complexo quanto um Tolkien nem tão simples como um conto de fadas para crianças. A leitura flui espontaneamente e é um livro muito gostoso de ler.
Cenário
Os cenários são inúmeros: desde um parque aquático monótono que pode se tornar muito perigoso até uma maravilhosa cidade nas nuvens acima de Nova York.
Riordan soube caracterizar muito bem os locais descritos no livro. Eu consegui visualizar os cenários com grande clareza, o que pra mim é essencial num livro: visualização clara dos personagens, cenários e ações que acontecem.
Personagens
Não acredito que tenha sido um trabalho muito difícil para Riordan escolher os personagens, uma vez que o livro é baseado na mitologia grega e todos os personagens já estão praticamente criados e evoluídos, cada um com a sua história. Se tratando de personagens, o que ele teve de criar mesmo foi o background para o personagem principal (Percy) e para seus companheiros (Annabeth e Grover), o que não deixou a desejar. O autor deu aos três e mais alguns outros personagens um passado, um ponto muito importante que nem sempre vemos em livros.
Opinião geral
Encontrei algumas situações semelhantes à saga Harry Potter:
- Participam da aventura 3 adolescentes: dois meninos e uma menina.
- Percy sempre achou que fosse uma criança normal, um humano, mas descobre que é "especial" e chega em um lugar completamente novo sem conhecer nada e ninguém daquele mundo. Harry também sempre se achou normal, mas de repente descobre ser um bruxo e se depara num mundo totalmente diferente do seu.
- Em Percy Jackson e os Olimpianos os alunos (Semideuses) se separam por casas no Acampamento Meio-Sangue, cada um fica na casa de seu pai ou mãe que é um deus ou deusa. Em Harry Potter há também a divisão por casas (Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa)
- Annabeth se assemelha bastante à Hermione: as duas são inteligentes, adoram ler e ganham apelidos por conta disso.
Um ponto fraco que encontrei no livro foram as lutas. Tudo se passa muito rápido, enquanto lia um combate, não conseguia visualizar muito bem os golpes desferidos, pois além de serem pouco detalhados, a coisa toda acaba em 3 ou 4 golpes, deixando aquele gostinho de "quero mais". A única luta que consegui visualizar bem foi a de Percy com Ares, que foi uma luta mais comprida e com mais detalhes, mas fora essa, as outras são bem fraquinhas.
Enfim, apesar desse ponto fraco e das semelhanças com Harry Potter (o que para alguns pode ser negativo) o livro é excelente. Eu entrei de cabeça na história e devorei página por página.
Vale cada centavo gasto para o ter na estante e reler quantas vezes for preciso.
Agora é aguentar a ansiedade até poder comprar o segundo da saga: O Mar de Monstros.
Só para finalizar, de zero à dez, minha nota é 8.5. Muito bom!
outra semelhança com Harry Potter é a aparencia de Percy, moreno de olhos verdes