Livrarias versus Internet

Postado por | Categoria(s) , , | Postado em quarta-feira, setembro 29, 2010


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O índice de leitura no Brasil está num crescimento contínuo, isso é fato. Cada vez mais pessoas estão folheando páginas de livros em busca de conhecimento e/ou lazer. Consequentemente o número de compradores de livros também aumentou.

Atualmente, quem pesquisa o mínimo necessário na hora de comprar um livro, rapidamente descobre que as melhores promoções e menores preços são encontrados na internet, em sites destinados apenas à venda de livros ou mesmo em páginas que vendem inúmeros produtos.

Na internet, promoções de quatro, cinco ou até mais livros pelo preço de um são encontradas. Inúmeras séries de livros famosas são vendidas por um terço do preço normal. Nas livrarias? O maior desconto é ganhar um marca página de baixa qualidade.

Comparando uma grande franquia de livrarias com um famoso site de venda de livros é fácil perceber o porquê da diferença entre os preços. A franquia tem de arcar com água, luz e funcionários, tudo isso multiplicado pela quantidade de lojas existentes. O site, por sua vez, tem como custos a hospedagem, os funcionários e o transporte dos produtos, mas fica óbvio que a franquia contém muito mais despesas.

Olhando por esse lado, parece impossível que as livrarias durem por muito mais tempo, já que a internet está num crescimento absurdamente grande e constantemente substitui algo tangível. Mas quem aprecia realmente a leitura e, principalmente, os livros, sabe que nada ocupa a mágica de entrar numa livraria e se ver rodeado de informação e cultura, sentir o cheiro de livro novo e a vontade de sair dali carregando o máximo de páginas que conseguir.

O que falta para as livrarias é o mesmo fator que está em baixa nas locadoras de filmes: a inovação e ousadia. É preciso perder o medo de colocar promoções na vitrine, perder o medo de premiar o cliente em cada centavo gasto em seus produtos. Acumular pontos na compra de um livro para posteriormente trocar por outros livros não dói nada no bolso do empresário, e é muito mais motivador para o consumidor. Aproveitar a febre de best-sellers fazendo alguns sorteios não é difícil.

Só basta um pouco mais de força de vontade.

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